quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

a viagem à Itacaré (as 30 horas da viagem de volta)

No dia 02/01/2010, cheguei no terminal rodoviário de Ilhéus onde busquei informações sobre o que estaria acontecendo em São Luiz durante estes dias. Li textos que me revelaram pouca coisa, não consegui acessar nenhuma imagem e embarquei de volta para o Vale do Paraíba.
Curioso esse negócio de viajar horas a fio com pessoas que você nunca viu e de repente criar uma cumplicidade! A cada parada do ônibus, que não foram poucas!, recebia mais uma informação e quando entrei no Estado de São Paulo já sabia de tudo o que havia acontecido! E compartilhei com meus colegas de viagem os fatos e a angústia que gerou em mim estas informações...
Foi quando cheguei em Taubaté, e me sentindo em casa e segura, me dei o direito de baixar a guarda, então chorei...
Cheguei em casa, sozinha, através do Fantástico, vi pela primeira vez a Igreja caindo, a cidade sob as águas e meus conterrâneos em desespero, com os sentimentos confusos entre a impotência e a vontade de reeguer cada tijolo caído!
Quando pude, fui lá pra encarar a realidade. Ainda bem que estava amparada por amigos queridos, porque foi duro ver todas as minhas referências indo por água abaixo!!!
Encaramos a realidade, limpamos a sujeira, abraçamos os sofredores...
E a reconstrução teve início...

a viagem à Itacaré (do convite à data do retorno)

Numa tentativa de atualizar minhas vivências destes últimos tempos, venho aqui hoje falar de dias passados (e bem passados...)!!!
Comecemos pela viagem de fim de ano:
Num dia comum, durante uma visita corriqueira, encontrei uma pessoa de maneira inesperada e, de forma mais inesperada ainda, surgiu um convite pra dividir um sonho: viajar de carro até o Piauí!!! Pareceu loucura, me gerou uma certa ansiedade, mas pensei sobre o roteiro, fiz meus cálculos de professora da rede pública e decidi arriscar!
Mas, para não decepcionar uma terceira pessoa, me planejei para fazer só uma parte do roteiro e voltar para pormos em prática a tão falada visita pra tia de Goiás... Mas este é assunto pra outro texto.
Saímos logo depois do Natal (dia 26/12/2009, às 5:00h da matina!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!), e rapidinho atravessamos o que faltava de São Paulo, passamos pelo Rio (com direito a troca de mensagens capazes de levantar o ego!) e adentramos o Espírito Santo, tudo com muita tranquilidade e muita expectativa!!!
Primeira decepção: as praias capixabas, pelas quais passamos, não me despertaram interesse nenhum! Mas a noite de Vitória é MARAVILHOSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Basta ter grana!
Iniciamos o trecho baiano ainda pela manhã, foi quando me dei conta de que o ano já tinha terminado, mas que o novo ainda não tinha começado! Então resolvi viver atemporalmente!
Quando chegamos em Itacaré, já no terceiro dia de viagem, sem muitas surpresas mas muitas risadas, quase pirei com a beleza do lugar!!! FANTÁSTICO!!!!!!!!!!!!!
Aquelas praias com areia fina e cobertas de coqueiros formam um cenário belíssimo! Pena que as ondas atrapalhavam meu sossego!!!
E quanta gente bonita, quanto gringo (parte chata!), comida boa, drinks caprichados... E um calor gostoso até de noite!
Parte chata do calor: 5 da matina o sol bate na barraca e não tem quem resista!
Foram 5 dias de curtição na Bahia, até que começam a chegar notícias no meu celular... Votos de auxílio que eu não entendia! Tinha pensado em prosseguir o passeio, mas diante dos novos fatos que se apresentavam pra mim, voltei na data marcada!