terça-feira, 28 de abril de 2009

Esperança... Cansa?

Hoje vi a tarde cair e lembrei-me do porquê d'eu gostar tanto deste momento... Como é lindo ver o céu escurecendo aos poucos, enquanto o sol ilumina somente os topos de montanhas e o vento de fim de tarde arrepia minha pele como um beijo carinhoso de início de namoro... Dá um misto de saudade e esperança que confunde os sentimentos! Esta cena foi sucedida pelo surgimento de muitas estrelas brilhantes num céu escuro, preparado para ampliar sua beleza, o céu de outono, que só não é mais bonito que o céu de inverno, seja pela manhã, no horário da sesta ou ao cair da noite...
Enchi-me de esperança de que dias melhores virão. Não que os dias de hoje não sejam bons, mas acredito que viver é esperar que algo sempre melhore... no meu caso, é algo pequeno (ou não): meu salário de professora!!! Fico indignada ao lembrar que, uma profissão fundamental para o convívio social saudável, seja tão mal remunerada. Tenho vergonha quando, ao dizer orgulhosa qual é minha profissão, as pessoas respondam: "mas você ainda é nova, dá tempo de estudar outra coisa!" Poxa, não quero mudar de profissão, quero ganhar mais, ter o reconhecimento à altura da atividade que exerço, afinal, eu amo o que faço, só não consigo viver com o que ganho...
Daí, entrei em crise: o que quero realmente para mim? Estive recentemente participando do processo seletivo para o Mestrado em História da Educação na USP. Qual meu objetivo nisso tudo? Receber um salário capaz de me proporcionar lazer e cultura, suficiente para criar ao menos um filho com conforto. Então, e se ao invés de me dedicar ao Mestrado, investir em concursos para professor de Ensino Fundamental e Médio pelo Brasil adentro, que me paguem um salário mais digno. Já vi que existem vagas, não são muitas, mas eu só preciso de uma!!!
Tudo isso, o fim de tarde, o sopro do vento, as novas idéias, me encheram de esperança e aumentaram minha dose de ansiedade pelo amanhã, que, aliás já está quase aí... menos um mês de 2009, falta pouco para os meus 23 anos, e breve reencontrarei a pessoa que sinto fazer parte de mim...
Estou feliz hoje, vou dormir satisfeita porquê tenho novos planos para o amanhã!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário